quinta-feira, 4 de junho de 2020

Projeto: Afrodescendência e Racismo


Somos a Cor do Brasil

O projeto foi desenvolvido no ano de 2019 com uma turma de 5º ano, no município de Praia Grande, SP.


 

 

Justificativa

Apesar da pluralidade étnica e cultural que encontramos no Brasil, ainda nos deparamos com diversas situações de discriminação racial que, entre muitos outros danos, acarretam também na falta de identidade das crianças e adolescentes pretos e afrodescendentes. Em uma sociedade extremamente preconceituosa, onde os negros e sua cultura são constantemente marginalizados e inferiorizados, várias crianças e adolescentes apresentam dificuldade em se identificar com sua cor e cultura. 

Muitas barreiras foram transpostas ao longo dos anos, mas ainda há muitos estereótipos a serem desmistificados e muito o que se aprender sobre a cultura africana.

 

Objetivos

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,

compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções

e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,

fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos

humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e

de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades,

sem preconceitos de qualquer natureza. (BNCC, 2018 p. 9;10) 


Objetivos Específicos


- Despertar o sentimento de pertencimento à sua cultura, etnia e descendência.

- Promover atitudes de respeito e cidadania para a com a diversidade étnica.

- Promover o conhecimento da cultura africana assim como da cultura afro-brasileira através do conhecimento.

- Desmistificar a cultura do racismo.


Desenvolvimento


1ª etapa: Sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os assuntos "Racismo" , "Afrodescendência" e "África".

Essa sondagem pode ser feita através de uma roda de conversa ou um questionário no caderno. Peça aos alunos que falem sobre os assuntos pedidos, mas sem interferência do professor nesse momento, para que cada um possa externar àquilo que sabe. 

Após essa etapa o professor terá as informações necessárias para saber de onde ele precisa começar. No meu caso, os meus alunos desconheciam o real significado de ambos os assuntos aos quais foram questionados, ignorando até mesmo que a África é um continente.



 

2ª etapa: Iniciar o projeto abordando o assunto a partir da contação de uma história. Levei para os alunos a história da Tanisha, uma menina de 10 anos, vinda de Moçambique com os pais para o Brasil que enfrenta uma série de situações de racismo e isso acaba mudando toda a sua vida e a forma como ela se enxergava diante da sociedade. ( A história estará disponível aqui no blog) Após contar a história permitir que os alunos tenham um momento para expressar suas emoções despertadas pela história. Na minha turma, essas emoções foram de choros, raiva, indignação e compaixão. Após esse momento de reflexão sobre a história o professor deve apresentar a turma a Tanisha (boneca preta de pano que foi usada como mascote do projeto.) e permitir que eles tenham um momento para abraçá-la e demonstrar toda sua empatia pela história por ela vivida. Apesar de o projeto ter sido desenvolvido com uma turma de 5º ano, todos quiseram abraçar e segurar a boneca, por associarem sua imagem a da menina da história.


3ª etapa: A partir desse momento e durante todo o projeto, os alunos poderão levar para casa a boneca Tanisha e junto com ela realizar uma pesquisa sobre o seu país de origem. A proposta é de que, como eles conheceram a história de como foi a vida da Tanisha no Brasil, agora eles possam pesquisar e saber mais sobre a infância de Tanisha em seu país de origem, aprendendo sobre sua língua, sua cultura e conhecendo um pouco mais desse país da África.


 

 

4ª etapa: Agora é o momento dos alunos descobrirem a África e desmistificar que ela é um país pobre de onde foram trazidos africanos para serem escravizados no Brasil (essa era a ideia que a maioria dos meus alunos tinha sobre a África.). Isso pode ser feito de diversas formas, com vídeos, por meio de pesquisas na internet e com o uso de materiais didáticos como mapas e o Globo Terrestre.


    

 

5ª etapa: Os alunos precisam conhecer a história do continente africano e compreender que ele é gigante, cheio de países com diferentes culturas e muita história. Deixarei aqui o link de alguns vídeos que usei nessa etapa, mas também foi oportunizado aos alunos que fizessem suas próprias pesquisas e trouxessem para toda a turma suas descobertas.


OS AFRICANOS - https://www.youtube.com/watch?v=fGUFwFYx46s

 

ÁFRICA - https://www.youtube.com/watch?v=yGv47mv7874

 

A VIAGEM À ÁFRICA - https://www.youtube.com/watch?v=sFlyUvo7Gy0

 

INSTRUMENTOS AFRICANOS - https://www.youtube.com/watch?v=RbydoLmDMv8

 

MOÇAMBIQUE - https://www.youtube.com/watch?v=TQyrRx7Tt7c

 

BRUNA E A GALINHA D' ANGOLA - https://www.youtube.com/watch?v=eqvqBT41lWY

 


          

 

6ª etapa: Nesse momento entramos no assunto racismo e os alunos puderam compreender o que é o racismo e de que formas podemos combatê-los. Para esse momento, além de vídeos e pesquisas sobre o assunto, é muito importante, em rodas de conversa, oportunizar aos alunos que possam compartilhar suas próprias experiências e de familiares. Os alunos conversaram em casa com amigos e familiares e depois dividiram com a turma alguns tristes casos que pessoas próximas haviam vivido. 

 

Sugestões de vídeos para esse bate-papo:

 

NINGUÉM NASCE RACISTA - https://www.youtube.com/watch?v=qmYucZKoxQA

 

EXPRESSÕES RACISTAS - https://www.youtube.com/watch?v=E_BjYPOE3ag

 

O PRECONCEITO CEGA - https://www.youtube.com/watch?v=aec-i7n6V48

 

COMO É SER NEGRO NO BRASIL - https://www.youtube.com/watch?v=fl6tvDlTJbg

 

7ª etapa: É hora de falar sobre a importância da representatividade e para isso, após discutirmos e estudarmos sobre o termo, os alunos pesquisaram artistas, esportistas e personalidades pretas com as quais eles se identificavam. Cada um teve a oportunidade de apresentar sua personalidade para a turma.


 

 

8ª etapa: Cultura Afro-brasileira. Nesse momento, após viajar pela África e conhecer mais do continente e seus países, nos aprofundamos um pouco na história dos africanos no Brasil e de como sua cultura foi influente em muitos aspectos da nossa cultura brasileira. A partir desse momento começamos as produções para a exposição do nosso projeto.

 

    

 

  

 

9ª etapa: Apresentação do projeto aos familiares. Para essa apresentação os alunos fizeram algumas apresentações musicais e também de representação da cultura afro-brasileira com a capoeira.


Músicas usadas nas apresentações:

 

A COR DO BRASIL - https://www.youtube.com/watch?v=uaNv7HihukY

 

WAKA WAKA - https://www.youtube.com/watch?v=dzsuE5ugxf4

 

 

Este projeto pode e deve ser adaptado a realidade da turma de acordo com a faixa etária. Fico muito feliz, porque os resultados foram muito positivos e isso foi notório tanto em sala de aula, como nos relatos dos familiares. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


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